O termo “Green travel” significa viajar de uma maneira sustentável. O conceito, cujo principal objetivo é reduzir a pegada de carbono, tem sido cada vez mais usado nas viagens de negócios e pode ser aplicado em todas as partes da jornada – do transporte à hospedagem.
Viajar a trabalho de maneira ecologicamente correta pode ter um impacto grande no meio-ambiente. De acordo com um relatório do World Travel and Tourism Council (WTTC), 20% dos gastos em viagens estavam relacionados às viagens de negócios, no ano de 2021.
Empresários têm investido cada vez mais em green travel nas viagens de negócios. Uma pesquisa da Business Travel News, de 2021, aponta que 36% das companhias aumentaram o compromisso com viagens ecológicas, durante um período de 12 meses.
Como garantir a pegada ecológica
Não faltam opções para os donos das empresas garantirem sua pegada ecológica durante as viagens de negócios. As companhias aéreas, por exemplo, têm disponibilizado informações sobre quais voos emitem menos CO2. Priorize estes. Lembre-se que o transporte coletivo é sempre preferível, porque você consegue levar mais gente e gastar menos combustível. E na hora de comer? Evite usar canudos ou copos de plástico e seja consciente no descarte. Quando for escolher o hotel, busque uma opção que seja eco-friendly.
Green travel e a economia local
Mas além do meio-ambiente, o green travel também envolve questões sociais e econômicas, durante a viagem. Na prática, isso significa, por exemplo, priorizar lojas e restaurantes locais. Além de fortalecer a economia da região, você evita uma pegada maior de carbono, causada pelo deslocamento de alimentos e produtos que precisam ser transportados até você.
Medidas do green travel precisam valer para todos
O green travel também envolve as atividades e preparativos que antecedem a viagem. Dica de ouro: a medida deve valer para todos da empresa. E isso também significa levar em viagens apenas os funcionários que realmente precisam se deslocar. Além de reduzir a pegada de carbono da viagem, a empresa também tende a economizar nos gastos.
Consumidores criteriosos
Além da importância da conscientização ambiental, os clientes têm sido cada vez mais criteriosos com os impactos ambientais do negócio. Ou seja, investir em medidas sustentáveis também é uma maneira de se manter competitivo. Uma empresa que não segue as boas práticas ambientais pode ficar para trás na hora da escolha do consumidor.
Medidas regulatórias
Uma empresa que é conduzida de maneira sustentável – e isso envolve viagens de negócios ambientalmente conscientes – também larga na frente no que diz respeito a medidas regulatórias.
Políticas governamentais para reduzir as emissões de gases causadores do efeito estufa têm envolvido cada vez mais o setor privado. E, além de perder possíveis benefícios fiscais relacionados às boas práticas ambientais, uma companhia que não segue as normas corretas pode ser multada.
Valorize a sua marca
Ter boas práticas ambientais também é positivo para a imagem que a marca de uma empresa carrega. Praticar o green travel se torna uma ferramenta para melhorar a reputação da companhia e é uma ótima maneira de se destacar, em meio a companhias que já são ecologicamente responsáveis.
Funcionários ideais
O conceito todo em torno de ser uma companhia que preza pela sustentabilidade faz parte de uma cultura que ultrapassa as barreiras da divisão entre vida pessoal e profissional. Isso significa que uma empresa que prioriza viagens de negócios sustentáveis, por exemplo, se torna um atrativo para uma pessoa que acredita no futuro do meio-ambiente.
A companhia passa a ocupar um lugar de orgulho e de satisfação pessoal para esse funcionário, e não apenas um local onde ele vai trabalhar. Dessa maneira fica mais fácil ter funcionários competentes e fieis à companhia.
Estar atento ao green travel nas viagens de negócios precisa fazer parte da rotina de empresas modernas e conscientes. Na Kontrip você encontra pacotes com a garantia de que o seu negócio estará escolhendo a maneira mais sustentável de viajar.