Recentemente um novo termo repercutiu na internet: “Hush-Cations”, fenômeno em que profissionais remotos transformam destinos de férias em seus escritórios. Segundo a Forbes, que compartilhou um artigo sobre o tema e provocou uma onda de discussões ao redor do assunto, as “Hush-Cations” seriam consideradas por muitos gestores “férias clandestina”. Mas será?
A verdade é que o termo é novo, mas a discussão não. “Hush-Cations” é outra maneira de chamar uma tendência que já havíamos falado por aqui — “bleisure” — a combinação de business com leisure, ou seja: a combinação de trabalho com momentos de pausa que, digamos, vão além do cafézinho.
O que é “bleisure”?
Por aqui, já falamos desse assunto. Bleisure é um conceito “novo” de viagens corporativas em que, entre uma reunião, um compromisso e outro, um workshop e uma palestra, profissionais encontram momentos para fazer atividades de lazer.
Explicando melhor: é quando um profissional usa o tempo livre de uma viagem de trabalho para si mesmo. Seja para conhecer um ponto turístico da cidade, seja para se aventurar pela gastronomia local.
Aliás, muita gente já adota essa tendência. Segundo uma pesquisa do Allianz Partners, 56% dos profissionais nômades digitais procuram combinar viagens de trabalho com viagens de lazer. Graças à liberdade geográfica desse tipo de profissional, eles podem conhecer o mundo enquanto trabalham.
Outro estudo, esse da TRLV Lab , mostra como os viajantes corporativos brasileiros gostam de aproveitar os seus tempos livres:
- 85% visitar restaurantes;
- 68,99% usar aplicativos para transporte;
- 53,13% fazer compras;
- 51,92% visitar shoppings e centros comerciais;
- 48,56% visitar atrações turísticas.
Quais os benefícios do bleisure para empresas e funcionários?
O “bleisure” pode trazer diversos benefícios para empresas e funcionários, como:
- Aumento da produtividade: ao se sentir mais descansado e relaxado, o funcionário volta ao trabalho com mais energia e foco. Tem coisa melhor?
- Melhora na qualidade de vida: o bleisure permite que o funcionário tenha um equilíbrio entre vida profissional e pessoal, o que contribui para uma vida mais saudável e feliz.
- Motivação no trabalho: a perspectiva de uma viagem a lazer pode ser um grande motivador para se dedicar ao trabalho.
- Oportunidade de conhecer novas culturas: viajar é uma ótima maneira de conhecer novas culturas, expandir os horizontes e aprender sobre diferentes maneiras de viver.
- Retorno do investimento para empresas: os benefícios do bleisure para os funcionários podem levar a um aumento da produtividade, da criatividade e da retenção de talentos.
Para o turismo, o bleisure também traz bons frutos. Um relatório Bleisure Market Research, estimava que a receita de viagens que aliam negócios e lazer superassem a casa dos US$ 730 milhões.
A importância das políticas de viagens quando o assunto é bleisure
Para que não haja nenhum problema, é preciso que a empresa tenha uma política de viagens clara quanto ao assunto, deixando claro quais são os direitos e deveres do funcionário e da empresa, além dos limites de gastos e regras de despesas.
De acordo com uma pesquisa americana, 57% das empresas dos Estados Unidos contam com políticas de viagens que permitem aos funcionários ter tempos de lazer durante suas viagens de negócio. Este é um passo importante, que deve levar em conta as regras trabalhistas e ser coordenado por um profissional da área dos recursos humanos.
Na dúvida? Vai de Kontrip
Se você está pensando em aderir à tendência, antes de fechar a mala para a próxima viagem corporativa, saiba que é preciso planejamento para que você consiga encontrar um equilíbrio entre os dois lados do bleisure (nem o lazer, nem o trabalho).
Leve em conta o seu orçamento pessoal e o quanto você está disposto a gastar com as atividades do tempo livre, seja flexível e esteja preparado para mudanças nos planos e conte com a Kontrip para reservar suas passagens aéreas, acomodação e transporte. Afinal de contas: com a Kontrip, você e sua empresa podem ir mais longe!